quinta-feira, 22 de abril de 2010

Os cocktails cubanos



Cuba é também conhecido graças ao seu Rum. Este é utilizado em todos os cocktails cubanos.


Vários dos mais famosos cocktails do Mundo são cubanos. ( Cubalibre, o Mojito, Daiquirí, Cubanito, Saoco, ... )

Hino de Cuba

A letra e música deste hino foram escritas pelo patriota Pedro (Perucho) Figueredo no ínicio dos movimentos independente.
Como canção patriota e grito de guerra foi cantado, pela primeira vez, em 20 de Outubro do ano de 1868, pelo povo de Bayamos ( região oriental do país). Mais tarde foi adoptado pelos cubanos como o seu Hino Nacional.


" ... Que morir por la Patria es vivir
En cadenas vivir, vivir
En afrenta escuchad el sonido
A las armas, valientes, ... "

Curiosidades ...

  • A 25 de Dezembro do ano de 1900, foi feita, entre Cuba e os Estados Unidos da América, a primeira ligação telefonica internacional. A experiência foi realizada para determinar se a voz humana poderia ser levada por cabos usados para telégrafos. A partir daí Cuba começou a ter mais conhecimentos sobre tecnologia.
  • Cuba, foi um dos primeiros países a engarrafar o refrigerante CocaCola.

CUBA




A primeira impressão de Cuba é uma verdadeira surpresa. É como de um momento para o outro voltássemos a um Mundo completamente diferente.
O parque de automóveis é um real museu, todas as pessoas inesperadamente ficam fascinadas e acima de tudo, uma grande sensação de segurança e conforto onde quer que vamos.
Se é um admirador do Sol e da praia, Cuba será o local indicado para as suas férias…
Poderá ficar no Hotel, onde irá desfrutar ao máximo o Sol, acompanhado da diversidade de cocktails que todos os hotéis colocam á sua disposição.
A animação e as actividades marítimas também não irão certamente faltar, pois normalmente todos os hotéis têm inúmeras actividades para qualquer um desenvolver...

Moeda Cubana:


Em Cuba são utilizadas duas moedas muito diferentes. É utilizado o peso Cubano, que é a moeda usada apenas pelos seus residentes e o peso Conversível, que é a moeda utilizada no turismo.
Sempre que efectuar trocas em Cuba, a moeda a que irá ter acesso é o peso conversível. Nos dias de hoje, há quem ainda leve para Cuba os dólares Americanos, o que é uma opção errada pois os dólares Americanos é uma moeda pouco usada em Cuba e o seu câmbio é bastante inconveniente.
Para Cuba, leve Euros, assim como para qualquer outro País, pois esta é a moeda que actualmente é aceite pela maioria dos Países sem esta trazer qualquer problema.
Em Cuba, encontram-se poucas caixas de multibanco, ou quase nenhumas e os cartões de crédito tal como o Americano e o Express não são aceites.
O câmbio mais benéfico é realizado pelas caixas de câmbios no Aeroporto. Sempre que realizar um câmbio é exigido a apresentação do Passaporte.

Educação Cubana



O Governo Republicano Cubano incide a maior importância na realização do direito á educação dos seus cidadãos.
Desde muitos anos, este tem como principal prioridade o desenvolvimento das políticas e dos programas e a superação de obstáculos ao desenvolvimento. As principais medidas que revolucionaram foram o combate ao analfabetismo e a criação de condições para garantir a educação universal e gratuita, em todos os níveis do ensino, ao qual hoje é uma verdadeira realidade.

Tradição de Cuba


As portas tradicionais Cubanas são feitas em Madeira, sejam estas simples (Uma folha) ou mais trabalhadas (Duas ou mais folhas).
Normalmente, todas estas portas têm postigos. Estes nas portas mais trabalhadas são protegidos e enfeitados com ferro armado.
A altura das portas tradicionais acompanha as dimensões da casa, havendo assim portas mais baixas para a entrada de um adulto sem se entortar e portas mais altas nas casas de dois pisos.
Estas entradas dão acessos ao quintal, geralmente através de um telheiro ou um anexo. As portas mais típicas têm a forma de um arco caído, o que é muito característico na arquitectura Alentejana.
Em algumas portas, pode-se encontrar uma porta mais pequena, facilitando a entrada de pessoas sem a necessidade de a abrir por completo.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

HAVANA *


Havana, capital de cuba, é uma cidade intrigante e fotogénica, especialmente no centro histórico conhecido por Havana velha. Cheia de sombras, de contrastes, de edificios monumentais, de gente bonita, alegre, expressiva e que parece viver em permanente clima de festa. Havana é um local de vários eventos culturais como: Festival de ballet de Havana e o Festival de Jazz Plaza. É uma cidade que tem inspirado durante vários séculos, poetas, literarios e musicos. Podemos afirmar que Havana parou no tempo. Este é o seu maior estigma, mas também o seu maior encanto pois em nenhum outro local do mundo poderemos sentir a alma da cidade e dos seus habitantes, está marcada pela doçura da cana-do-açucar e repleta de sensualidade na sua música. Havana é uma cidade com muita vida nocturna, que se vive ao ritmo da música latina.
Para onde quer que os olhos se virem, e os passos nos levem Havana tem tudo para nos encher o coração de histórias, de ritmo e cor.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Gastronomia Cubana


Poucas lembranças ficaram dos hábitos culinários Cubanos anteriores à chegada dos Espanhóis á Ilha. Há mais de 400 anos, a cozinha cubana experimenta sabores que combinavam produtos e costumes de diversas culturas. Não se pode negar a importância da influência Espanhola nesta culinária.
A história de Cuba pode ser apresentada pela evolução da sua culinária. O que comem, como preparam e servem os alimentos mostra os seus costumes e tradições.
Quem visita Cuba vê na gastronomia da ilha traços marcantes que identificam todo o seu povo.
A cozinha típica cubana é uma combinação das tradições culinárias de Espanha. Nela podemos encontrar também traços de pessoas que já habitaram a ilha antes da chegada de Colombo, em 1492
Um pouco diferentes dos Europeus, que fazem das refeições grandes cerimónias, os cubanos preferem um prato único e satisfatório, tal como na cultura africana.
Os pratos típicos costumam ser servidos no Natal, no Ano Novo e em festas familiares. Esses eventos geralmente começam com chicharrones de porco passados na manteiga. Normalmente, as mulheres preparam o feijão preto, comida com molho, bolinhos de milho, arroz branco, plátanos e salada de tomates com ervilhas.

Festa dos Santos Populares








É tradição em Cuba, durante os Santos Populares fazerem-se os mastros.
A tradição dura há muitos anos.
Começou a enfeitar-se as ruas com flores de papel. São extraordinárias, as flores feitas pelas Cubanas.
As ruas ficam com um ar muito festivo durante o dia e à noite, há sempre um passeio para ver as ruas e no fim de semana é o bailarico, a sardinhada e muita alegria, pois o tempo é de festa.


Pecuária Cubana


Os pecuaristas cubanos da noite para o dia se viram em frente de um grande desafio de transformar sistemas produtivos em grande escala, especializados e altamente dependentes e diversificados.
Graças a um comércio vantajoso, Cuba adquiriu, cada vez mais, em diversos Países do leste da Europa e da União Soviética os instrumentos necessários para sustentar a produção agropecuária. Este esquema de trocas criou uma dependência e, como conseqüência, conduziu à pouca utilização dos recursos naturais.
A especialização da criação de gado deu-se em torno da pecuária leiteira, sendo esta a prioridade do governo cubano desde o início de 1960 para garantir às crianças este alimento como o principal.
Os principais problemas ecológicos e ambientais que actualmente apresenta a pecuária cubana são:
- Degradação dos solos
- Contaminação das águas
- Perda da biodiversidade

sábado, 17 de abril de 2010

Cultura Cubana


O espanhol é a língua oficial da Cuba mas, como todos os países da America Latina tem vocabulário de várias regiões do Mundo (africana, indiana...).
Cuba é um país de longa tradição musical: ao som dos instrumentos africanos (bongo, conga) dançam-se o bembé ou o caringa. Certas músicas folclóricas, como o rumba, o salsa, o són e o punto, sofreram influências européias.
Rumba é uma dança cubana em compasso binário e ritmo complexo que influenciou e foi incorporado ao Flamenco, caracteriza-se por um estilo mais suave e descontraido, e muito alegre.
A salsa nasceu em Cuba, por volta dos anos 60, e é uma espécie de adaptação do mambo da década de 1950. Salsa, em castelhano, significa "tempero", e a adoção do nome quis transmitir a idéia de uma música com "sabor".

Um pouco da história de Cuba


Foi em 1492 que Cristovão Colombo, navegador português, desembarcou em Cuba e, em 1512 que foi erguida a primeira cidade em Baracoa pelos espanhóis.
Em 1898, as tropas norte-americanas ocuparam Cuba até 1902, neste ano foi implantado o tratado de Indepêndencia. Mas os norte-americanos continuaram a dominar a parte ecónomica da ilha.
Entretanto, oáís era governado por uma série de ditadores, estes eram quase todos corruptos e intolerantes. O último ditador foi Fulgencio Batista, cujo regime durou entre 1933 e 1959. Neste ano, um grupo de revolucionários chefiados por Fidel Castro, derrubaram Batista ao fim de dois anos de uma grande guerrilha.

Seguiram-se anos de terror em Cuba, muitos dos cubanos refugiaram-se no E.U.A. Com problemas sociais, económicos,... Cuba pediu ajuda a União Soviética.
Passados uns anos, Fidel Castro proclamou o Estado Comunista, o que fez com que Cuba se torna-se o primeiro país com república comunista do hemisfério ocidental.
A partir destes anos, Cuba, teve muitos problemas. Ou seja, houve muitas tentativas de revoluções e guerras.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

População Cubana

A população cubana tem actualmente 11.217.100 habitantes. Destes :
  • Homens - 5.604.126
  • Mulheres - 6.612.974

A densidade populacional de Cuba é de 101.2 habitantes por Quilómetro quadrado

Cuba tem uma sociedade em que há muitas e diferentes raças, mas é constituida por brancos (65%) . A seguir a raça branca, podemos encontrar mulatos (22%). Os restantes 13% são negros, asiáticos,...

Quanto a religião, a Igreja Católica Romana é a que tem mais crentes. Mas também são praticadas, mas com menso crentes, as religiões afro-cubanas, satería, protestantes, judeus, testemunhas de Jeová.

Vegetação Cubana


Devido as percipitações há bastante humidade o que vai permitir que os solos produzam uma vegetação exuberante e variada (mais de 8000 espécies).
A vegetação inclui várias espécies de plantas tropicais e subtropicais. As florestas tropicais que cobrem a maior parte da ilha permanecem nas mais altas elevações. As savanas cobrem a maior parte das planícies onde existem várias árvores disperças como palmeiras, pinhos, arbustos..

Clima Cubano


O clima de Cuba é tropical e húmido.

As temperaturas médias variam de 20ºC em Janeiro (mês seco) a 27ºC em Julho (mês quente e húmido). A estação das chuvas é de Maio a Outubro. A ilha é arrasada por violentos ciclones.

Geografia de Cuba




Numa superficie de 114 525 Km2 são agrupados vários e pequenos arquipélagos em redor da ilha de Cuba. Grande parte da ilha é plana excepto algumas das regiões de baixas montanhas: as colinas de Guaniguanico (699 m de altitude), ao Oeste de Havana (capital de Cuba).

O litoral da ilha é recortado por toda a parte de golfos e baías.

Cuba é caracterizada igualmente pela presença de cavernas calcárias e de recifes coralíneos.

A ilha tem mais de 200 rios que excedem 400 km de comprimento mas nenhum deles é realmente importante e o seu varia em relação das percipitações.